sábado, 3 de agosto de 2019

Amor e Sexo ao redor do mundo

Christiane Amanpour,  jornalista muito conhecida internacionalmente como correspondente em áreas de guerras, decidiu buscar entender as regras de relacionamentos e intimidade ao redor do mundo visitando 6 países e conversando sobre sexo, amor, casamentos , famílias e divórcio.

No momento é possível assistir a série através do Netflix que aborda diferentes situações, que muitas vezes vem a nos chocar em um mundo que parece estar com a mente totalmente aberta. Por exemplo, no Japão 40% dos homens ainda são virgens e onde dizer ‘obrigado’ vale mais do que dizer ‘eu te amo’. E o poder esmagador do homem em relação ao divórcio no Líbano com as regras a serem seguidas pelas mulheres para que elas possam ver os filhos que são tirados delas.

No geral vale a pena assistir para aprender o que as mulheres tem em mente em relação a sexo e o que elas estão sentindo que possa ser comparado com as mulheres brasileiras e quem sabe aprender o que é estar em um relacionamento sadio.

Tem muitas mulheres com mente aberta, empoderadas e outras que assim querem se sentir, que estão em um momento de buscar a aceitação da própria sexualidade e entender-se emocionalmente

Em Tokio tem a busca da satisfação sexual e a intimidade no relacionamento. Abraços e beijos são coisas mínimas no relacionamento; jovens mulheres entendem mais sobre sexo vendo manga (um tipo de revista em cartoon) de relacionamento homossexual entre homens.

Em Delhi essa busca fica mais restrita, pois as mulheres nem sempre tem o tem o poder de dizer sim ou não e o número de estupros ainda é muito alto.
Beirute, por sua vez ainda é muito influenciada pelas guerras recentes do Líbano e as várias facetas religiosas e onde mulheres precisar ser virgens para serem respeitadas.

Gana onde o ‘’amor’’ é dividido entre esposas,  amantes e namoradas. Até  mesmo mulheres empoderadas fazem parte desse ciclo.

Temos ainda Berlin, que mundialmente é conhecida com a país ‘’mente aberta’’ em relação ao amor, sexo e intimidade.

Shangai,na China, por sua vez tem lidado com a tradição, em meio a uma cidade que tem crescido constantemente. Lá nudez é proibida nas mídias de anúncios em revistas ou internet; mulheres tem buscado empoderamento e por outro lado jovens tem recebido ferramentas para lidar com amor e intimidade.

Eu fiquei encantada com os assuntos abordados  e com a forma inteligente que os mesmos foram apresentado. A série mostra que ainda precisamos ser muito mais mente aberta do que somos no momento; que temos ainda um longo caminho pela frente e séries como esta possam vir ajudar com tais mudanças através de diferentes perspectivas e das conversas apresentadas.

Uma das experiências mostradas que mais chamou a atenção e que é o ideal para todas as mulheres foi a história de Bita Esmaeli, mulher refugiada do Alfaganistão que foi morar na Alemanha. Ela passou pela transição de pessoa que usava uma hijab para um símbolo sexual para ela mesma e para o marido alemão, isto é, amor e a aceitação de sua sexualidade,  encontrado em uma cultura, incluindo em termos religiosos, totalmente diferente da dela. 

Be Oliveira

Nenhum comentário:

Encontrar-se e estar em paz com quem você é fisicamente, psicologicamente, sexualmente e espiritualmente é a maneira mais bonita de estar bem por completo. Sensualidade vem para adicionar mais vigor e graça para sua vida através dos 5 sentidos de percepção. Sensualidade é atitude, é apoderar-se do melhor que você pode ter. Reflita no amor próprio, contato interior, intimidade com você mesma, movimento corporal, pensamentos, integração holística e saúde física mental, emocional e sexual